domingo, 1 de agosto de 2010

Imagens do renascimento




Paises Baixos e Alemanha

A Alemanha e os Países Baixos
No decurso do século XVI, a Alemanha e os Países Baixos rivalizam, deixando incluseve, para trás Florença, Milão, Roma e Nápole nos campos da erudição clássica, do conhecimento e da arte. Em 1518 o humanista cavaleiro alemão Ulrch Von Hutten descreveu em termos o progresso feito pelo novo saber na Alemanha: "Oh, século! Oh, letras! É uma alegria estar vivo! Os estudos desenvolven-se e as mentes florescem. Ai de ti barbarismo! Aceita o laço! Deseja o exílio! " O humanista Nicolau Gerbel felicitava-se a si mesmo por viver.No entanto, a origem do Renascimento do norte é um problema incómodo. Há um século,os historiadores consideravam que os países a norte dos Alpes eram culturalmente terrenos baldios até o final do século XV, e que a civilização que surgio a seguir se devia inteiramente á influência italiana. Não obstante, alguns eruditos rejeitaram esta interpretação. Pelo contrário sustentavam que o renascimento do norte devia muito mais ás tradições venáculas e a "Cultura Popular" alemã e que teria nascido inclusive sem o renascimento italiano.A maioria dos entudiosos tentavam ponderar agora por um termo médio. É inegavel que o renascimento do norte deveu a sua principal inspiração a Itália, sendo construido sobre alicerces cavados pelos humanistas e pelos artistas italianos. Os Países Baixos e a Alemanha tinham tradições de erudição e de conhecimento que tornaram a região muito receptiva ás idéias que difundiam a partir da Itália. A fusão do novo saber com estas tradições deu ao Renascimento do Norte o seu carácter distinto como movimento cultural.
Dürer viveu entre 1471 e 1528 e foi a figura central da renascença alemã. Estudou com seu pai, um ourives húngaro que emigrou para Alemanha, e em 1486 começou a pintar. Tornou-se aprendiz do pintor Michael Wolgumut com que iniciou os seus trabalhos de gravura em madeira e cobre. Dürer inspirou-se nos trabalhos dos pintores dos dois maiores centros artísticos europeus (Itália e Holanda) mas sendo muito mais inovador. A partir de 1940 Dürerviajou bastante para estudar, passaram nomeadamente por Itàlia e Antuérpia.
As suas jornadas permitiram-lle fundir tradiçõesgóticas do Norte com a utilização da perspectivados italianos. Começa aqui o seu interesse pela matemática afirmando que"a nova arte deverá basear-se na ciência, em particular na matemática, como a mais exata, lógica e impresionante construtiva da ciência".
A partir de certa alturas, a arte de Dürer, mostra a influência de teorias matemàtica, tais como a da proporção.

Renascimento Introdução

Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor

Mais renascimento na holanda

Na filosofia, o país deu ao Renascimento Erasmo de Roterdão; mais tarde, a tolerância religiosa permitiu que os talentos de Baruch de Espinoza e René Descartes florescessem.

Renacimento na Holanda

HOLANDA
Erasmo de Roterdan, considerado o "príncipe dos humanistas" que satirizou e criticou a sociedade da época. Sua obra-prima é O Elogio da Loucura ( 1569 ).

Renascimento na Alemanha

Por que Alemanha.
Na Alemanha a Igreja Católica era muito rica e dominava amplas extensões territoriais, limitando a expansão econômica da burguesia, inibindo o poder político da nobreza e causando insatisfação camponesa.